Em tempos aonde a dependência dos sistemas informatizados tornaram-se vitais, possuir sistemas de alta disponibilidade e de contingência são essenciais.

Para se dimensionar os recursos necessários de alta disponibilidade e contingência em um negocio, o primeiro passo é entender que o conceito de alta disponibilidade significa sistemas que não podem parar, e sistemas de contingência significam sistemas que não podem ficar parados.

Um bom exemplo para entendermos essa diferença é na utilização de sistemas RAID em armazenamentos de dados em servidores, e sistemas de backups de dados de servidores. Quando possuímos um servidor ou um Storage, aonde possuímos vários discos, com um sistema de gravação e leitura distribuída em múltiplos discos, preparada para não se perder informações, mesmo no caso de falha de um ou mais discos, temos um sistema de alta disponibilidade.

Quando temos um Backup, em uma fita ou dispositivo externo, temos um recursos para recuperar uma falha que pode ser de disco, por exemplo, como recuperar uma base de dados de uma fita, temos uma contingência. A diferença entre alta disponibilidade e contingência, é que na alta disponibilidade, não devera existir parada de sistemas, enquanto a contingência pode exigir paradas para recuperação de sistemas.

Alem de entender esse conceito, temos que conhecer os riscos de cada negocio, qual o impacto a empresa por paradas dos sistemas, medindo prejuízos diretos e indiretos. Não ter o conhecimento dos riscos reais e seus impactos, podem levar a políticas de altadisponibilidade e contingência ineficazes ou mesmo inexistentes. Muitas vezes, uma parada de sistema em uma empresa, pode gerar mais custos do que o que seria necessário para se implementar um sistema de alta disponibilidade, que alem de poder custar menos ao caixa da empresa, transmite uma imagem de solidez e confiabilidade.

Possuímos soluções para identificar, projetar, implementar e administrar os recursos necessários a cada negócio, com a correta administração de recursos. Soluções de
contingência e alta disponibilidade para pequenos, médios e grandes negócios. Atuação em infra estrutura de rede, LINKS de comunicação, servidores, sistemas e unidades (sites), com analises de risco, visando identificar os pontos de maior impacto, com a correta aplicação de recurso necessário para assegurar a melhor política de contingência e alta disponibilidade.

   
ALTA DISPONIBILIDADE LOCAL ALTA DISPONIBILIDADE ENTRE SITES