Teste...

 
 
 
 
 
 
 
 

O Servidor de Boot Remoto  é uma solução de baixo custo de propriedade do equipamento. Boot remoto ou arranque remoto, é um procedimento pelo qual uma estação da rede é iniciada (boot) através de um servidor de boot. O Boot é feito através de um disco na estação previamente preparado para tal.

Quando é carregado o sistema operacional, acompanhado de alguns comandos (scripts)de inicialização, a estação passa a operar “normalmente”. Como todo o software é instalado no servidor, uma única configuração neste, pode resultar em enorme parque de maquinas atualizado. Existe a opção de estações de baixíssimo custo, maquinas antigas, maquinas sem disco rígido, thinclients, dentre outros, diminuindo em muito problemas ocasionados por vibrações e poeira, sendo uma solução interessante para ambientes industriais.

O software instalado nas estações são montados como read-only, ou seja, somente leitura. Os softwares só podem ser instalados pelo administrador do sistema, ou no diretório home do usuário, caso ele o possua.

Com isso reduzimos custo de manutenção e possuímos um controle maior sobre softwares instalados em sua corporação, evitando desde softwares piratas, a malwares instalados pelos usuários junto com programas. Outra grande vantagem é a política de backup. Muito simples, não sendo necessário executar e manter o backup de estações da rede. Apenas o backup do(s) servidor (es) são necessários para manter sua infraestrutura.