APRESENTANDO O WINDOWS SERVER 2008 HYPER-V
 

O Windows Server 2008 Hyper-V, uma tecnologia de última geração de virtualização de servidor baseada em hipervisor, permite a melhor aplicação de seus investimentos em hardware de servidor, por meio da consolidação de múltiplas funções de servidor como máquinas virtuais (VMs) separadas, executadas em uma única máquina física.

Com o Hyper-V, também é possível executar de forma eficiente vários sistemas operacionais diferentes—Windows, Linux, entre outros—em paralelo, em um único servidor, e aproveitar ao máximo o poder da computação x64.

   
 

Formato VHD: Facilidade ao transferir máquinas virtuais entre ambientes Hyper-V Server e Windows Server 2008 Hyper-V. Simplesmente exporte a máquina virtual e importe-a no nova ambiente utilizando as ferramentas padrões de gerenciamento;

Suporte a BitLocker: Possibilidade de utilizar a tecnologia BitLocker para a criptografação de um Hyper-V Server. Mesmoqueeste seja roubado ou que os discos rígidos sejam removidos os dados estarão a salvo;Suporte ao Volume Shadow Services: Inclui um suporte nativo ao Volume Shadow Services, providenciando um serviço de backup sem a diminuição de desempenho de seus servidores;

Suporte flexível a hardware: Compatível com uma grande variedade de dispositivos de hardware e possui suporte a diversos drivers para os mais novos periféricos; Armazenamento flexível: Suporte a dispositivos de armazenamento flexíveis, como por exemplo: Dispositivos de armazenamento com conexão direta: SATA, eSATA, PATA, SAS, SCSI, USB, Firewire;
Áreas de armazenamento em rede: iSCSI, Fiber Channel, SAS.

   
 

PRINCIPAIS CENÁRIOS PARA O HYPER-V

O Hyper-V fornece uma plataforma de virtualização dinâmica, confiável e escalonável, somada a um conjunto de ferramentas de gerenciamento integradas, para gerenciar tanto os recursos físicos como os virtuais, permitindo que você crie um centro de dados ágil e dinâmico. O Hyper-V possibilita:

 
 

CONSOLIDAÇÃO DE SERVIDORES

   
As empresas são pressionadas a facilitar o gerenciamento e reduzir os custos, ao mesmo tempo em que precisam manter e aprimorar suas vantagens competitivas, como flexibilidade, confiabilidade, escalabilidade e segurança. O uso fundamental da virtualização para a consolidação de vários servidores em um único sistema, mantendo ao mesmo tempo o isolamento, ajuda a suprir estas necessidades. Um dos principais benefícios da consolidação de servidor é a redução do custo total de propriedade (TCO), não apenas por diminuir os requisitos de hardware, mas também por reduzir os custos com energia, refrigeração e gerenciamento.

As empresas também podem se beneficiar da virtualização de servidor com a otimização da infra-estrutura, tanto do ponto de vista da utilização dos ativos, como da capacidade de balancear as cargas de trabalho através de diferentes recursos. Outro benefício é a flexibilidade avançada de todo o ambiente e a capacidade de integrar livremente cargas de trabalho de 32 bits e 64 bits no mesmo ambiente.

 
 
     

INSTANTÂNEO DE MÁQUINA VIRTUAL

   
O Hyper-V oferece a capacidade de tirar instantâneos de uma máquina virtual em execução, para que você possa reverter facilmente a um estado anterior e aprimorar a solução de backup e recuperação.
 

ESCABILIDADE

   

Com suporte a múltiplos processadores e núcleos em nível de host e acesso avançado de memória nas máquinas virtuais, você pode fazer a escalabilidade vertical de seu ambiente de virtualização, a fim de oferecer suporte a uma grande quantidade de máquinas virtuais dentro de um determinado host e continuar a migração rápida para a escalabilidade através de múltiplos hosts.

MAIS INFORMAÇÕES: http://www.microsoft.com/brasil/servidores/hyper-v-server/default.mspx

QUANDO USAR O HYPER-V SERVER 2008

Os clientes podem usar o Microsoft Hyper-V Server 2008 R2 nas seguintes situações:

Testes e desenvolvimento;
Consolidação de servidores;
Consolidação de escritórios remotos;
Virtualização de estação de trabalho hospedada (VDI).

 

  Clustering de host

Gratuíto

  Live Migration

Gratuíto

  Suporte a memória estendida (SO host) =1TB

Gratuíto

  Suporte a até 8 processadores (SO host)

Gratuíto

 

PLANEJAMENTO DE INFRAESTRUTURA E GUIA DE DESIGN PARA VIRTUALIZAÇÃO

Simplificar e esclarecer as suas virtualização são processos de projeto de infra-estrutura com orientação de planejamento do Solution Accelerators. Cada guia IPD trata de uma tecnologia de virtualização de infra-estrutura única ou cenário, proporcionando decisões críticas de arquitetura que devem ser abordados, as opções disponíveis, bem como as opções disponíveis e um meio para validar as decisões de design para garantir que as soluções atendem os requisitos de negócios e de TI interessados.

Download guia de IPD

Fonte: http://www.microsoft.com/brasil/servidores/windowsserver2008/virtualization/default.mspx